Descrição
O Lokomat® é um dispositivo pioneiro que representa um avanço importante para o treinamento da marcha. A partir do seu lançamento, pacientes passaram a poder realizar quantidade de passos nunca antes possível durante um atendimento. A deambulação ocorre de maneira mais consistente por longos períodos de tempo sobre uma esteira sem a necessidade da presença de dois ou mais profissionais. Com o paciente apoiado em um arnês, um exoesqueleto robótico move os seus membros inferiores e o seu tronco, promovendo um padrão natural de marcha, simétrico e em segurança. O nível de esforço do paciente pode ser ajustado alterando o nível de suporte do seu peso e a velocidade da caminhada. Além disso, permite que o paciente seja desafiado conforme as suas necessidades, utilizando vários exercícios semelhantes a jogos e recebendo feedback de desempenho aumentados, maximizando o efeito do treinamento.
Limitações da terapia convencional de marcha
Com os métodos convencionais, proporcionar reabilitação fisiológica da marcha altamente intensiva a pacientes gravemente debilitados é um enorme desafio para os profissionais de saúde.
- Altamente trabalhoso; dois a três fisioterapeutas para fornecer o suporte necessário
- Alta carga física para terapeutas
- Limitações devido à capacidade física do terapeuta
- Disponibilidade de recursos
- Não repetitivo com muitas variáveis
Vantagens da terapia Lokomat
Treinamento de marcha eficaz
A terapia assistida por robô permite um treinamento eficaz e intensivo, fornecendo um alto número de repetições específicas de tarefas, o que é um fator essencial à neuroplasticidade e à melhora do resultado funcional.
Marcha mais fisiológica
O padrão de marcha fisiológico é garantido pelo exoesqueleto ajustável individualmente combinado com o sistema patenteado de suporte dinâmico de peso corporal.
Desafio com motivação ao paciente
Durante a reabilitação, os pacientes precisam ser desafiados em suas capacidades individuais. A velocidade, o suporte do peso corporal e o suporte robótico podem ser ajustados para moldar a intensidade da terapia e adaptar-se às necessidades individuais dos pacientes.
Maior eficiência
O Lokomat dispensa o terapeuta de apoiar manualmente o paciente enquanto caminha e, portanto, permite que os terapeutas se concentrem no paciente e na própria terapia.
Reabilitação de marcha de última geração
Os pacientes são bem instruídos e informados sobre as opções terapêuticas mais eficazes e eficientes e usam essas informações para decidir onde ir para a sua reabilitação.
*Disponível apenas no LokomatPro Sensation
Crie desafios personalizados e motivadores e permita que os pacientes experimentem seu desempenho. Algoritmos inteligentes adaptam automaticamente os parâmetros da terapia de acordo com o desempenho. Portanto, os pacientes sentem a mudança no nível de dificuldade e permanecem desafiados.
Ouça – Feedback de música e áudio
*Disponível apenas no LokomatPro Sensation
Music sincronizado com a terapia para aumentar a motivação e o envolvimento, permitindo que os pacientes ouçam seu desempenho.
*Disponível apenas no LokomatPro Sensation
Veja resultados e progressão em vários exercícios com mais opções de terapia e mais exercícios para moldar individualmente o treinamento.
Benefícios
- De acordo com Mehrholz et al. 2017, uma em cada sete pessoas que perdem a capacidade de deambular poderia ter a perda da marcha revertida se dispositivos assistidos por robô fossem usados durante a reabilitação;
- Possui a capacidade de repetição seis vezes maior do que na terapia tradicional, para treino de marcha (Cao & Esquenazi, 2019);
- Aumenta 48% a chance de um cadeirante voltar a deambular quando comparado ao uso de recursos tradicionais (Mehrholz et al., 2017);
- Melhora os resultados de indicadores de independência funcional comparado às terapias que utilizam recursos tradicionais (Cao & Esquenazi, 2019);
- Promove uma marcha mais fisiológica em virtude do ajuste personalizado do exoesqueleto e do suporte parcial de peso exclusivo (Esquenazi et al., 2016);
- Gera distribuição natural da pressão plantar, feedback sensorial e deslocamento vertical fisiológico durante o ciclo completo da marcha.